Goiás

EX-COLA 1: NO DESERTO DE AGOSTO

Alô alô, cambio

Primeiramente Fora Temer!

Segundamente, UAU Tande!  Muito útil seu trabalho, pro Goiás é uma tabela-atalho de municípios para onde podemos nos arremessar.  Te agradeço abraçar a causa de todas regiões nesse ímpeto estatístico, tão árduo pra mim. Me trouxe muita clareza e imagino que hoje a situação é mais alarmante, pois os dados são de 2013. Li recentemente outra reportagem, dizendo que de 2013 em diante a média de fechamento sobe de 8 para 10 escolas/ dia.  Notei por exemplo, Cavalcante uma cidade na Chapada dos Veadeiros com expressiva ocupação quilombola (talvez o maior território quilombola do Goiás) teve o maior índice de fechamento das escolas rurais, 24 escolas em 2013, que tal?

Reparem: fizemos a primeira expedição. Foi incrível, foi acidental, estávamos numa viagem de férias pra Pirinópolis, eu, Pedro, Filipe e Aurora e nas nossas andanças pelas cachus, descobrimos uma vã escolar no Santuário selvagem, uma RPPN, lugar de visitação ecoturística …

Assuntamos se ele fazia transporte rural, ele disse SIM e perguntamos se ele sabia de alguma escola rural fechada e outro SIM… detalhe da história, o motorista foi aluno nesta escola rural e hoje é motorista de van escolar que trás todos os dias os alunos rurais para ter aula na cidade passando pela frente das ruínas da escola em que estudou! … Foi uma conversa interessante, ele expôs pontos que não vou me estender aqui sobre essa nova lógica do transporte. Percebemos que este também pode ser um caminho para encontrar as escolas, falar com a empresa de transporte escolar.

A descoberta nos levou a uma estrada desoladora, a seca aqui está no clímax e os ipês arroxeiam alguma esperança. Após 6 longos quilômetros de dúvida,  são muitas construções com feição de abandono, uma revelação inconfundível. Na beira da estrada, sem eira nem beira estava a casa demolida, não só abandonada,  ex-cola, escola em frangalhos. Uma tarja azul à óleo fazia um barrado, quase um uniforme estraçalhado. Só o fogão a lenha restava com alguma integridade. Estávamos um pouco desprevenidos, e fizemos o registro com o celular.

Deu pra sentir a vastidão do campo, ali a  euforia de encontrar se misturou com uma inconformidade colossal.

Conversamos muito, os meninos reportarão tb outras questões.

 

….

Abraço afetuoso,

1.2.3 câmbio desligo

Cacá Fonseca